Morre Arthur Cunha Lima, ex-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba e conselheiro aposentado do TCE-PB

Ex-parlamentar e figura de destaque na política paraibana, ele faleceu aos 75 anos após complicações de saúde. Estado decretou luto oficial de três dias.

Morreu na noite desta segunda-feira (9), em João Pessoa, o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Arthur Paredes Cunha Lima. Ele tinha 75 anos e estava internado há mais de dois meses em um hospital da capital, onde tratava complicações provocadas por um câncer no cérebro, diagnosticado em 2017, além de outras comorbidades que culminaram em falência múltipla de órgãos.

O velório ocorre no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, e o sepultamento está marcado para esta terça-feira (10), às 15h, no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa. Em homenagem ao político, a ALPB decretou luto oficial de três dias.

Trajetória marcante na política paraibana

Natural de Guarabira, Arthur Cunha Lima formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1982. Iniciou a vida pública no Executivo estadual, onde ocupou cargos como secretário de Administração, da Casa Civil, de Cidadania e Justiça, além de ter sido secretário municipal de Administração de João Pessoa.

A carreira parlamentar começou em 1998, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Reeleito em 2002 e 2006, presidiu a Assembleia Legislativa da Paraíba de 2007 a 2011, período em que chegou a assumir interinamente o Governo do Estado, em fevereiro de 2009.

Em 2010, deixou o Legislativo para tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. No TCE-PB, presidiu a Corte de 2015 a 2017. Ele se aposentou oficialmente em novembro de 2020, após um período de afastamento iniciado em 2019, quando foi alvo de investigação no âmbito da Operação Calvário.

Últimos dias e homenagens

A morte de Arthur Cunha Lima gerou forte comoção entre autoridades, amigos e familiares. O governador João Azevêdo lamentou a perda e destacou a contribuição de Arthur para o desenvolvimento institucional da Paraíba. A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) também prestou solidariedade.

Um dos tributos mais emocionados veio do sobrinho e ex-senador Cássio Cunha Lima, que descreveu o tio como um homem de “coragem, generosidade e intensidade”. “Era um contador de histórias, vibrante, apaixonado pela vida e pela política”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias