João Pessoa e outros municípios do litoral paraibano estão sob alerta de risco moderado para alagamentos e deslizamentos de terra nesta quinta-feira (15), em razão da previsão de chuvas intensas nas próximas horas. O alerta foi emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
De acordo com o órgão, além do acúmulo de água nas ruas, há risco para movimentos de massa, como deslizamentos em encostas e áreas vulneráveis, especialmente onde faltam estruturas de contenção adequadas.
Nas primeiras horas da manhã, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) já registrava pontos de alagamento em pelo menos três locais da capital paraibana: na rua Padre Meira, no viaduto Damásio Franca; na ladeira da rua Francisco Porfírio Ribeiro, que liga os bairros de Mangabeira e Valentina; e na avenida Valdemar Naziazeno, ao lado da Central de Polícia.
Municípios sob risco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso de chuvas intensas para 17 cidades do litoral da Paraíba, com validade até as 10h desta quinta. Estão incluídas no alerta: Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.
Defesa Civil em alerta
A Defesa Civil de João Pessoa segue em regime de plantão 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. Em caso de emergência, a população pode acionar o órgão por meio do WhatsApp (83) 98831-6885, pelo telefone 199 ou ainda pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”, disponível gratuitamente para Android e iOS.