O possível efeito positivo das medidas de ajuste fiscal foi anulado pelo anúncio conjunto da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, segundo analistas de mercado ouvidos pelo site uol. Com isso, o dólar superou a marca dos R$ 6 nesta quinta-feira (28). As medidas foram anunciadas na quarta (27) em pronunciamento do ministro Fernando Haddad e detalhadas nesta manhã.
Anúncio conjunto gerou frustração
A forma como o anúncio foi feito gerou frustração no mercado. A avaliação de analistas é de que as medidas de corte anunciadas não foram ruins. Mas a forma como o anúncio foi feito, em conjunto com a proposta de isenção de imposto de renda, gerou uma reação negativa no mercado, avalia Matheus Spiess, analista da Empiricus Research.
De acordo com mais um especialista ouvido, gastos com saúde e educação ficaram de fora. Os gastos com saúde e educação não entraram nas medidas de corte de gastos, o que frustrou o mercado, ainda que já se soubesse que havia poucas chances desses gastos serem afetados, segundo Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura Investimentos. “Ficou uma percepção de que as linhas de gastos que precisam ser endereçadas e têm evolução definida em lei não estão no pacote”, diz.