O presidente Lula (PT) colocou sua candidatura à reeleição em dúvida nesta sexta-feira (14), citando a idade e seu estado de saúde, e disse que 2026 não é a prioridade dele no momento
Presidente disse que não pode mentir para ninguém, muito menos para si mesmo. “Eu tenho 79 anos, eu tenho que ter consciência comigo mesmo, não posso mentir para ninguém e muito menos para mim, sabe? Se eu tiver com 100% de saúde, se eu tiver com a energia que eu tenho hoje [vou me candidatar]”, disse ele em entrevista à rádio Clube do Pará.
“Se eu estiver legal e achar que eu posso ser candidato… mas não é a minha prioridade agora. Eu quero governar em 2025”, continuou.
Em discurso na primeira reunião ministerial do ano, em 20 de janeiro, presidente disse que “2026 já começou”. “Se não por nós, […] pelos adversários, a eleição do ano que vem já começou. Só ver ao que vocês assistem na internet para ver que já estão em campanha. A antecipação de campanha para nós é trabalhar, trabalhar, trabalhar e entregar o que o povo precisa”
a declaração de Lula, acontece no mesmo dia em que o DataFolha divulgou uma pesquisa apontando uma queda de 11 pontos em sua aprovação, pior indicie em todos os anos de governo do petista.