Um dos símbolos arquitetônicos e turísticos de João Pessoa, o Hotel Tambaú, está mais perto de ser recuperado pela Prefeitura. A possível retomada do imóvel foi prevista em um decreto de 2021, assinado pelo prefeito Cícero Lucena, que declarou o local como de utilidade pública para fins de desapropriação. O objetivo é garantir a preservação do patrimônio, dada sua relevância histórica e cultural para a capital paraibana.
O assunto voltou à pauta após o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD), cobrar publicamente a efetivação da desapropriação. Em pronunciamento na última terça-feira (1º), ele criticou o estado de abandono do prédio e defendeu sua transformação em um espaço de uso coletivo, como um centro cultural ou complexo esportivo.
Os detalhes do decreto
Publicado em 22 de novembro de 2021, o Decreto nº 9.861 autoriza a desapropriação do imóvel, situado na Avenida Almirante Tamandaré, nº 229, no bairro de Tambaú. O texto reforça a importância de conservar o edifício e potencializar o turismo na região.
Além disso, o documento determina que a Secretaria Municipal de Planejamento e a Procuradoria Geral do Município adotem as medidas cabíveis para a indenização e transferência definitiva do imóvel ao poder público. Os recursos para a aquisição devem ser provenientes do orçamento municipal destinado a desapropriações.
