O governador João Azevêdo (PSB) oficializou nesta quarta-feira (11) a nomeação de Carlos Ítalo Suassuna de Oliveira para comandar a recém-criada Secretaria Executiva de Proteção Animal, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde – cargo que surge como parte de uma nova estrutura de políticas públicas voltadas ao bem-estar e combate aos maus-tratos de animais na Paraíba. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Carlos Ítalo assume a posição como o primeiro titular da pasta, instituída no início de 2026 por meio de Medida Provisória. Ele é filho do vereador Guga Pet (PP), conhecido defensor da causa animal, que já chefiou a secretaria municipal equivalente em João Pessoa.
A indicação acontece em um momento de movimentações no tabuleiro político estadual: recentemente, o vereador Guga Pet declarou rompimento com o prefeito Cícero Lucena (MDB) e declarou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo nas eleições deste ano.
Vale lembrar que, em janeiro, Carlos Ítalo chegou a ser anunciado como secretário de Causa Animal em João Pessoa, mas permaneceu no cargo por apenas um dia após mudanças nos apoios políticos de seu pai.




























