A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na manhã desta terça-feira, 9 de setembro de 2025, a fase de votação do julgamento que discute a responsabilização do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. A sessão foi aberta pelo presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin, e o relator, ministro Alexandre de Moraes, foi o primeiro a votar.
Contexto do julgamento
- A ação penal (AP 2668) investiga uma trama golpista articulada após a derrota eleitoral de Bolsonaro em 2022, envolvendo produção de uma “minuta do golpe”, possíveis atos para anular o resultado eleitoral e ataques às instituições democráticas.
- O julgamento está conduzido por uma turma de cinco ministros do STF e deve se estender até sexta-feira, com possibilidade de veredito ainda nesta semana.
O voto de Alexandre de Moraes
Como relator do caso, Alexandre de Moraes iniciou a votação com sua análise detalhada das preliminares levantadas pelas defesas — como questionamentos sobre a validade de delações, competência da Primeira Turma e outros pontos processuais — antes de apresentar uma avaliação sobre o mérito da acusação: absolvição ou condenação.
O que esperar nos próximos dias
Após o voto de Moraes, os demais ministros — Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin — votam na sequência . A expectativa é de que o julgamento avance com as sessões distribuídas ao longo da semana, com possível conclusão até sexta-feira, incluindo a deliberação sobre as penas, se houver condenação.
Este é, sem dúvida, um dos julgamentos mais marcantes na história recente do Brasil, com implicações densas para o futuro da democracia no país. Se quiser, posso acompanhar a evolução do processo ao longo da semana e te atualizar com cada desdobramento!